segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A MULHER ENCURVADA

Texto: Lucas 13:10-12

10 Jesus estava ensinando numa das sinagogas no sábado.
11 E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
12 Vendo-a Jesus, chamou-a, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade;
13 e impôs-lhe as mãos e imediatamente ela se endireitou, e glorificava a Deus.
14 Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado.
15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber?
16 E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?
17 E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversário ficavam envergonhados; e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.

  

INTRODUÇÃO: Como é desagradável, quando nós experimentamos momentos difíceis em nossas vidas, quando falta a paz, saúde, quando experimentamos a triste agonia de uma dor, de uma perda, quando algo não vai bem a nossa caminhada... Aqui nos mostra uma pobre mulher que sofria desesperadamente, 18 anos e que não viu solução durante estes longos anos.
    Esta mulher é um símbolo da humanidade curvada sob o jugo de alguma deficiência na vida, dificuldade, desespero, sofrimento...

I. UMA MULHER DEFORMADA – v. 11,16.

A) Andava encurvada, v. 11.
1.    Era vítima de uma enfermidade, que já durava muito tempo, 18 anos).
2.    Sofria da incapacidade, “não podia endireitar-se”.
3.    A enfermidade dominava todo o seu corpo, não tinha liberdade.

B)   O texto diz que um espírito maligno a oprimia v. 11.
1.    Nem toda enfermidade é de origem satânica, mas naquele caso específico sim, v.16.
2.    A mulher não podia erguer a cabeça, Satanás mantinha cativa, aprisionada, completamente aleijada da coluna vertebral.

C) Era inválida, v.16.
  1. Não podia fazer nada, era incapaz para as atividades, no seu lar, na sociedade, ou em qualquer departamento, era doente. Pobre  mulher!
  2. A enfermidade maligna a aprisionava dezoito longos anos, curvada como uma árvore disforme.
  3. A obra de Satanás é escravizar as pessoas, curvando suas vidas, suas almas, seus desejos, seus pensamentos até o chão, até o pó.
  4. Multidões de pessoas estão curvadas:
    1. Pelo medo, pelos vícios, drogas, alcoolismos, prazeres, pela mentira, inveja, ira, pelas imoralidades, tornado-as incapazes de libertar-se. Jo 8:32, 36.
  5. Muitos estão acorrentados pelo amor do mundo, sem liberdade de olhar para Jesus pela fé... 1 Jo 2:15.

C)   Aquela mulher desejava ser curada, v. 11.
1.    O desejo daquela mulher pela saúde foi à prova dela estar na casa de Deus, onde encontrou com Jesus e recebeu sua libertação.
2.    Ela foi ao lugar certo, pois sabia que na casa de Deus ela encontraria Jesus.
3.    Aquela mulher superou as limitações da vida e foi buscar o refúgio no Senhor, foi ao templo, mesmo curvada.
4.    Aqui fica uma lição de vida, muitos querem as bênçãos de Deus, querem ser livres, querem refúgio, mas não querem ir ao encontro do Senhor, não querem buscar a Deus.
5.    Muitos preferem andar curvados pelos enganos da feitiçaria, das rezas, das simpatias, e desilusões do que buscar o refúgio certo de Deus.

II. JESUS CRISTO É A LIBERTAÇÃO – v. 12, 13.

A) Jesus a chamou.
1.    A esperança começou a nascer naquela pobre mulher...
2.    Quando não havia mais esperança, a compaixão de Cristo se estendia ao seu favor, para demonstrar o Seu poder e graça.
3.    Assim começou o seu primeiro contato com Cristo.
4.    Que alegria! Que esperança que nascia em seu coração ferido pelo desgosto do sofrimento! “Jesus a chamou”...
5.    Hoje este mesmo Cristo se importa com você, com o seu problema, desespero, com a sua luta, dor, aflição, necessidade, Ele ti chama, não recuse a atendê-lo.

B)   Aquela mulher fazia parte das muitas pessoas cativas. “A Bíblia diz que o Espírito do Senhor ungiu Cristo para pregara o evangelho e o enviou para curar os quebrantados de coraçãoLucas 4:18.
1.      A missão de Jesus Cristo é libertar o cativo e salvar para o reino de Deus. At. 10:38.
2.      Quantas outras pessoas estavam ali, cativas, oprimidas, encurvadas? Não o sabemos!
3.      Mas Jesus chamou aquela pobre mulher, e Ela foi ao Seu encontro.
4.      Quantos estão hoje cativos, oprimidos, com medo, curvados no desespero, sem esperança, enfermo?
5.      Jesus está chamando agora... Mt 11:28 “Vinde a mim...”.
6.      Levanta e vem a Cristo! Tenha coragem, força, Ele ti chama!

D)   Jesus disse: “Estás livre da tua enfermidade”.
1.      A mulher endireitou-se da sua coluna, ficou curada. Mas não foi só isto, ela recebeu a Cristo como seu salvador.
2.      Estava livre daquele mau que seguiu por 18 anos, nos quais perdeu toda a sua juventude em momentos de dores, sofrimentos e lágrimas.
3.      Agora podia viver normalmente, pois a libertação foi completa: corpo sadio e salvação da alma.

D) Jesus pôs as mãos sobre ela, v. 13.
1.      Tantos anos de sofrimento, tristeza, dores, descontente com esta situação não podia cantar.
2.      Não podia levantar os olhos aos céus e exaltar a Deus, agora estava livre para louvar, glorificar e adorar a Deus. E o texto diz que ela “Glorificava a Deus”.
3.      Meus prezados, Jesus Cristo, é a solução, é a esperança, é a libertação, é a salvação, ainda que alguém esteja no poço Ele pode socorrer, se confiar n’Ele. Sl 40:1-3.
4.      Não espere mais com as suas desilusões, tristezas, vazio, levante a cabeça, tenha fé em Deus, entregue a Ele o seu viver pois, Ele quer restaurar...
5.      Agora aquela pobre mulher podia render graças a Deus, hoje você também!

CONCLUSÃO: O pecado encurva as pessoas e as impedem de olhar para Deus. Se o seu fardo é pesado nesta noite, se estás cansado, se estás oprimido, preso por alguma situação, venha a Jesus Ele ti chama: ”vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei...” Mt 11:28-30. Só Ele pode trazer a sua libertação, não deixe para amanhã, venha agora. Jesus chamou aquela mulher. Hoje Ele ti chama também!


2 comentários: