quinta-feira, 28 de junho de 2012

O MILÊNIO





 Texto: Apocalipse 20.1-7

“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Apocalipse 20.6).
Depois do período da grande tribulação, Cristo voltará a terra para estabelecer um reino milenar. Quando Ele voltar, os crentes que tiverem morrido serão ressuscitados, terão seu corpo reunido ao espírito, e esses crentes

Existem duas ressurreições finais:

1.   A primeira ressurreição é para os justos antes do milênio (Ap. 20.4-6) - Paulo é claro enquanto à ordem da ressurreição: "Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda" (I Corintios 15:23).Isso aponta para uma única ressurreição dos justos, incluindo os salvos de todas as épocas. Não vai haver uma ressurreição em etapas como é defendida por pré e midi tribulacionistas.   A ressurreição dos justos vai incluir os justos de todas as épocas, inclusive aqueles que serão degolados pela besta durante a grande tribulação. A essa ressurreição João deu o nome de primeira ressurreição (Apocalipse 20:4).

2.   A segunda ressurreição, ocorrerá logo após o Milênio e que será dirigida aos não salvos. Ela será  a ressurreição dos injustos que ressuscitarão depois do milênio, para encarar o julgamento final do Grande Trono Branco e depois serem lançados no lago de fogo  (Ap. 20.12-15).

O Milênio será a sétima despensação. Será a dispensação da plenitude dos tempos (Is 2:2; Mt 19:28). A palavra Milênio vem do termo grego “CHILLIAD” e do latim “MILLENIU”, que significa mil anos. Nessa época Jerusalém será o centro de adoração para todos os povos (Jr 3:17; Zc 14:14-21). Será o governo do Senhor Jesus sobre a terra durante mil anos. Assim o Reino do Messias será universal.

O Milênio será, de acordo com as Escrituras, um tempo de restauração para todas as coisas. Ao invés do pecado, a justiça encherá a terra. Satanás terá sido amarrado (Ap 20:1-3). O anticristo e o falso profeta como já dissemos terão sido lançados no ardente lago de fogo (Ap 19:20). Por conseguinte, a injustiça cederá lugar á justiça que esteve de luto durante o tempo sombrio da grande tribulação. A violência à quietude, o ódio e a inimizade ao amor e á doce amizade e o mundo ficará em descanso, sob o domínio daquele cujo poder se estenderá de mar a mar e cujo reino trará alegria e tranqüilidade aos corações de todas pessoas, que haverão de aclamá-lo como Senhor e Rei.

Durante aquele período:  “não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Is 11:9).
O muito importante no Milênio é que as nações perderão a estratégia da guerra. Serão um povo pacifico que transformará a terra inteira numa imensa cultura de mantimentos. A vida humana será prolongada como no principío da história humana no livro de Gênesis (Is 65:20-22 e Zc 8:4). Haverá abundância de saúde para todos. Isso em muito contribuirá para prolongar a vida (Is 33:24). Outros fatores contribuintes são as bênçãos especiais de Deus como: as mudanças climáticas, redução do efeito do pecado, da ação dos demônios, condições mais favoráveis de vida, melhor nutrição. Álcool, fumo e drogas serão proscritos. Não haverá deformados, paralíticos, aleijados (Is 35:5, 6).

Outra fonte de saúde será o rio sanador que fluirá de debaixo do templo, o texto de Jl 3:18 diz: "E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de água; sairá uma fonte da casa do Senhor, e regará o vale de Sitim". O leito desse rio será aberto por terremoto no momento da revelação de Cristo (Zc14:4). Dividir-se-á em dois, correndo um canal para o Mar Morto, e o outro pra o Mar Mediterrâneo (Zc14:8). O Mar Morto, onde atualmente nenhuma forma de vida existe, terá muito peixe. Noutras palavras: suas águas serão transformadas (Ez 47:8-12).
Haverá mudança no reino animal durante o Milênio. Será uma mudança de natureza dos animais. A ferocidade deles será removida. Não mais se atacarão, nem atacarão o homem (Is 11:6-8; 65: 25; Ez35: 25).
 

Há muitas mais coisas para nós tratarmos sobre o milênio, mas só comentei as preliminares. O espaço não nos permite. Pois bem, vamos mais adiante para a soltura de Satanás por pouco tempo.

Satanás é Solto por um Breve espaço de Tempo

 Aqui temos a última investida do príncipe deste mundo contra Cristo. Deus permitirá para mostrar a sua última vitória contra as forças do mal, quando define o destino final de satanás e seus aliados.
Satanás não muda de ambição durante o milênio. Outra vez usa as suas mais eficientes armas que é a sedução e a mentira e as exerce sobre as nações de Gogue e Magogue. As dirige na revolta contra Deus, mas será outra vez derrotado como o foram seus aliados, isto é, o anticristo e o falso profeta.

Quem é Gogue e Magogue?

O texto de Apocalipse 20:7, 8 diz: "Quando, porém, se completarem os mil anos, satanás será solto da sua prisão, e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-los para a peleja. O número desses é como a areia do mar".

Gogue e Magogue em Apocalipse 20:8 são as nações rebeladas contra Deus, instigadas por satanás, e conduzindo um furioso ataque contra os santos. Não se trata absolutamente de Gogue e Magogue de Ezequiel 38 e 39. Vejamos as razões disso num quadro comparativo.

Gogue, em Ezequiel 38-39 Gogue, em Apocalipce 20 
Ez 38:2-6 - Gogue é um bloco de nações Ap 20:8  Gogue é todas as nações 
Ez 38:6-15- Gogue vem do norte Ap 20:8 Gogue envolve toda terra 
Ez 38:16 - Gogue age por ato divino. Ap 20:7,8- Gogue é movido pelo diabo 
Ez 38:21,22 Gogue é destruído por espada Ap 20:9 Gogue é destruído por fogo do céu. 
Ez 39:11-13 Gogue pe sepultado em Israel Ap 20:9 Gogue é totalmente consumido pelo fogo. 
Ez 30,39 Gogue vem antes do Milênio Ap 20 Gogue vem depois do Milênio 

É evidente que em Apocalipse 20, a expressão Gogue e Magogue é empregada simbolicamente, representando os últimos inimigos de Deus e do seu povo. É também evidente que Ezequiel trata de um evento, e Apocalipse, de outro.
Pois bem, aqui termina a carreira de satanás para todo e sempre Amém...

O Trono Branco o Juízo Final

"Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as sua obras, conforme o que se achava escritos nos livros" Ap 20:11-12.

Nesta ocasião os ímpios de todas as épocas ressuscitarão com seus corpos literais e imortais, porém carregados de pecado (Ap 20:11, 15; Mt 10:28). Esse julgamento é para aplicação de sentença, pois o pecador já esta condenado desde quando não crê no Filho de Deus como seu Salvador. João 3:16 diz: "Quem nele crê não é julgado; o que não crê já esta julgado; porque não crê no nome do Unigênito Filho de Deus".

Consideremos agora que no trono branco, a Bíblia fala dos Livros e do livro da vida. Creio eu que estes serão os documentos mediante os quais Deus julgará os homens.
O livro da vida é o registro do nome dos salvos que haverão de gozar a vida eterna.

Os livros creio que são os 66 livros da Bíblia Sagrada. Neles serão mostradas todas as referências que cada pessoa ouviu do evangelho. A Bíblia é enfática e precisa na conclusão deste assunto, quando revela a sentença final do juiz de toda a terra.  "E se alguém não foi achado escrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo" (Ap20: 12-15).

 Um Novo Céu e uma Nova Terra

Na carta de Pedro fala de um dia em que o céu e a terra passarão e darão lugar a um novo céu e uma nova terra onde habita a justiça 2Pedro 3:7.



Como vai ser o céu?

A.   De acordo com o que está escrito em I Coríntios 2:9, é possível adequadamente dar uma descrição sobre o céu. “As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam".        

B.   Leia II Coríntios 12:2-4 – Parece que Paulo recebeu uma visão prevista do céu. Porque Paulo não nos deu uma descrição adequada do céu?  “...e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem  referir”.

C.   Em Hebreus 9:24 a presença de Deus  está no céu.

D.   Apocalipse 4:2-10 dá para nós uma descrição do trono de Deus que está localizado no céu.

E.   Em Hebreus 12:22-24 existem sete coisas achadas no céu: Lista-se nos seu pares duplas.
1.    A cidade  do Deus vivente; a Jerusalém celestial.
2.    Os muitos anjos; a Universal assembléia.
3.    A igreja dos primogênitos; os inscritos nos céus.
4.    Deus, o Juiz de todos.
5.    Os espíritos  dos justos – feitos perfeitos.
6.    E a Jesus, o Mediador  de uma nova aliança.
7.    E do sangue da aspersão, que fala melhor do que de Abel.

F.    O ponto central do céu eterno é a cidade celestial de Deus,
a Nova Jerusalém.(Apoc. 21:2, 9-26).

Como será a Nova Jerusalém?

A.      Em João 14:2 Jesus declarou que vai preparar para o crente. Nota Jesus não está lá construindo a cidade. Note que Ele falou: “Na casa de meu Pai há muitas  moradas”, que quer dizer o que? que os salvos terão moradia no céu.

B.      Hebreus 11:10-10-16 declara para nós que o edificador e construtor desta grande cidade é: Deus.

C.      Se permitimos a medida de estádio ser a relação de 1 km = 5 estádios, qual será as dimensões da cidade como relatados em Apocalipse 21:16.
1.    O cumprimento = 12.200 km.
2.    A largura = 12.200 km
3.    A altura = 12.200 km

D.      Em Apocalipse 21:21, podemos notar que a Cidade Santa tem 12 portões e cada portão é uma pérola. Neste mesmo versículo vemos que as ruas da cidade são feitas de ouro puro.

Quem vai habitar na Cidade Santa?

A.   Apocalipse 21.24  -- João vê Deus conduzindo as nações - A humanidade remida. “E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação” Apc 5:9; Is 60:3-12. “As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória”.

B.   Apocalipse 21.27b – “...mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”. 

O que não haverá no céu?

No livro de Apocalipse capitulo 21 e 22 temos uma descrição detalhada da nova cidade.
a-       Apocalipse 21:1 – não terá mais mar.
b-      Não terá mais morte (21:4)
c-       Não terá mais lágrimas. (21:4)
d-      Não terá mais morte. (21:4)
e-       Não terá mais pranto. (21:4)
f-        Não terá mais templo. (21:22)
g-      Não terá mais sol nem lua.  (21:23)
h-      Não terá mais noite. (21:25;22:5)
i-        Não terá mais maldição. (22:3)

O que faremos no Céu?

Não fiquem enganados pelas lendas e opiniões e falatórios que os crentes vão ficar eternamente flutuando nas nuvens tocando harpas, usando vestidos cumpridos e batendo nossas asas! A Bíblia não ensina nada disso!

A.   No céu, CANTAREMOS LOUVORES AO DEUS.
De acordo com Apocalipse 5:9, os salvos de todas as épocas cantarão um cântico novo.
B.   No céu, serviremos ao Senhor continuamente.
Veja: Apocalipse 7.15 e 22.3, 5.

C.   Céu, teremos comunhão continuamente.
De acordo com Apocalipse 3.21, nós assentaremos com O Senhor Jesus Cristo no seu trono.
                                                                                         
 Leia os últimos dois capítulos de Apocalipse.
O importante é estarmos em santidade, buscando sempre a Palavra do Senhor e andando em novidade de vida para receber as gloriosas bênçãos que desfrutarão os salvos em seu novo lar.

Ora vem Senhor Jesus...






Nenhum comentário:

Postar um comentário